08/06/2012

Análise da música "Asa Branca"

Letra
Asa Branca 
Luiz Gonzaga
Quando olhei a terra ardendo Qual fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Que braseiro, que fornalha Nem um pé de plantação Por falta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão Até mesmo a asa branca Bateu asas do sertão Então eu disse adeus Rosinha Guarda contigo meu coração
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chores não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão
Quando o verde dos seus olhos
Se espalha na plantação
Eu te asseguro
Não Chores não, viu?
Que eu voltarei, viu meu coração.
Análise
 A   musica que descreve o cenário realista do nordeste é de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, na musica no mesmo cenário realista do nordeste envolve um clima romântico, mas da total visão a seca no sertão mostra que a dificuldade com a seca não da outra solução a não ser força a população que sofre com a seca migra, assim como ele mostram que o povo é forçado a migra por conta da seca as aves também migra exemplo a asa branca citada na musica “Inté mesmo a asa branca/Bateu asas do sertão”, pois quando a asa branca bate suas asas ela esta anunciando a seca no sertão que anunciando a seca força a migração que um fato muito importante era que na época era feita só pelos homens e que hoje e feito por homens e mulheres que migram em busca de melhorara vida e sustentar a família·.
   Outro ponto forte que mostra o clamor  com toda sua fé é o compositor fazendo lamentação ao criador “eu perguntei adeus do céu ai, por que tamanha judiação” ao fazer esse comentário ele analisa e faz a comparação do calor que a no sertão igual a uma fogueira de são João, e por falta da chuva nada nascia  forçando o povo sair e a luta atrás de uma nova vida nesse mundo que faz o jus ao rei do baião que saiu de sua terra e que espalhou toda a cultura desse povo nordestino lutador  através de suas apresentações magistrais.
   Na letra da musica a seca força o jovem rapaz a sair do sertão, e migra prometendo ao seu amor um dia voltar “entoce eu disse adeus Rosinha guarda contigo meu coração” em meio à despedida ele faz uma promessa “eu te asseguro não chore não viu, que eu voltarei viu meu coração” os símbolos da linguagem são grandes na musica, o romantismo também por seu amor por Rosinha e a realidade que em todo momento é nua e crua, mas não deixando de mostra a esperança que abrange todo sertão com sua força ligado a fé fazendo presse a Deus por uma chuva no sertão, toda essa fé engrandece ainda mais a esperança contida nos nordestinos.

7 comentários:

  1. Parabéns pela belíssima interpretação deste clássico da música popular brasileira.
    A música Asa Branca tem uma letra singela e descreve com fidelidade o sofrer do homem do campo do Sertão Nordestino.
    José Maria Cavalcanti www.bollog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando verde de teus olhos, se espalhar na plantação. Poesia pura

    ResponderExcluir
  3. A apostila que trabalho em geografia tem essa música. Aproveitei e trabalhei em língua portuguesa. Ela é rica. A análise foi muito importante para a elaboração da avaliação. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Definiu bem o que a música propõe, em vários detalhes de seu texto me abriu a mente ainda mais pra interpretação da música, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei ótima a análise. Eu usei ela para fazer um trabalho, mas quando fui ver, estava com alguns erros de português.

    ResponderExcluir