08/06/2012

Cultura da região nordeste

Cultura da região nordeste


 A região nordeste apresenta uma das mais amplas diversidades culturais do país. Por isso irei aborda alguns elementos sobre a cultura da região.
 Para começa temos as festas juninas, que são no mês de junho em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como o nordeste é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região. Muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos juninos, embora a maioria dos visitantes sejam brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas Europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
 Temos o carnaval que é o evento mais popular e famoso do nordeste, com ocorrência em Salvador, Olinda e Recife. Também as festas juninas de Caruaru e Campina Grande se destacam. Os festejos de bumba meu boi são tradicionais em todos os estados nordestinos.
 O bumba meu boi é um fruto da influencia folclórica, conta com a história de um homem negro que rouba o boi, cujo o dono é branco, para a sua esposa grávida que estava com desejo de comer língua de boi, depois disso ele terá que ressuscitar-lo.
 Temos também a capoeira, que foi criada no Brasil pelos escravos africanos, é considerada uma modalidade de luta e dança.
 Tem o Coco, que é um estilo de dança que expressa um desabafo da alma popular da gente mais sofrida do nordeste brasileiro. Além disso, foi a dança preferida dos cangaceiros dançavam nas horas de descanso e distração.
 Finalmente o frevo, que surgiu através da capoeira. É uma dança de alucinação coletiva, do carnaval pernambucano, é praticado em salões e nas ruas.
 A literatura de Cordel é uma das manifestações culturais nordestinas, consiste na elaboração de pequenos livros contendo histórias escritas em prosa ou verso, os assuntos são os mais variados: desafios, histórias ligadas à religião, ritos ou cerimônias.
 Outro elemento cultural de extrema importância no nordeste são os artesanatos. A variedade de produtos artesanais na região é imensa, entre eles podemos destacar as redes tecidas, madeira, crivo, cerâmica, produtos de couro, rendas, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário