Letra
Asa Branca
Luiz Gonzaga
Quando olhei a terra ardendo Qual fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Que braseiro, que fornalha Nem um pé de plantação Por falta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão Até mesmo a asa branca Bateu asas do sertão Então eu disse adeus Rosinha Guarda contigo meu coração
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chores não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão
Quando o verde dos seus olhos
Se espalha na plantação
Eu te asseguro
Não Chores não, viu?
Que eu voltarei, viu meu coração.
Análise
A musica que descreve o cenário realista do nordeste é de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, na musica no mesmo cenário realista do nordeste envolve um clima romântico, mas da total visão a seca no sertão mostra que a dificuldade com a seca não da outra solução a não ser força a população que sofre com a seca migra, assim como ele mostram que o povo é forçado a migra por conta da seca as aves também migra exemplo a asa branca citada na musica “Inté mesmo a asa branca/Bateu asas do sertão”, pois quando a asa branca bate suas asas ela esta anunciando a seca no sertão que anunciando a seca força a migração que um fato muito importante era que na época era feita só pelos homens e que hoje e feito por homens e mulheres que migram em busca de melhorara vida e sustentar a família·.
Outro ponto forte que mostra o clamor com toda sua fé é o compositor fazendo lamentação ao criador “eu perguntei adeus do céu ai, por que tamanha judiação” ao fazer esse comentário ele analisa e faz a comparação do calor que a no sertão igual a uma fogueira de são João, e por falta da chuva nada nascia forçando o povo sair e a luta atrás de uma nova vida nesse mundo que faz o jus ao rei do baião que saiu de sua terra e que espalhou toda a cultura desse povo nordestino lutador através de suas apresentações magistrais.
Na letra da musica a seca força o jovem rapaz a sair do sertão, e migra prometendo ao seu amor um dia voltar “entoce eu disse adeus Rosinha guarda contigo meu coração” em meio à despedida ele faz uma promessa “eu te asseguro não chore não viu, que eu voltarei viu meu coração” os símbolos da linguagem são grandes na musica, o romantismo também por seu amor por Rosinha e a realidade que em todo momento é nua e crua, mas não deixando de mostra a esperança que abrange todo sertão com sua força ligado a fé fazendo presse a Deus por uma chuva no sertão, toda essa fé engrandece ainda mais a esperança contida nos nordestinos.
Parabéns pela belíssima interpretação deste clássico da música popular brasileira.
ResponderExcluirA música Asa Branca tem uma letra singela e descreve com fidelidade o sofrer do homem do campo do Sertão Nordestino.
José Maria Cavalcanti www.bollog.com.br
Ótima interpretação! Parabéns!
ResponderExcluirQuando verde de teus olhos, se espalhar na plantação. Poesia pura
ResponderExcluirA apostila que trabalho em geografia tem essa música. Aproveitei e trabalhei em língua portuguesa. Ela é rica. A análise foi muito importante para a elaboração da avaliação. Valeu!
ResponderExcluirDefiniu bem o que a música propõe, em vários detalhes de seu texto me abriu a mente ainda mais pra interpretação da música, parabéns pela resenha.
ResponderExcluiramei a descricao
ResponderExcluirEu achei ótima a análise. Eu usei ela para fazer um trabalho, mas quando fui ver, estava com alguns erros de português.
ResponderExcluir